A Casa de Alba

Vidas com sentido

A Casa de Alba da Fundação Romão de Sousa é uma Comunidade Terapêutica mista para adultos com perturbações mentais graves. Tem capacidade máxima para 16 residentes, com quartos duplos ou individuais.

A Casa de Alba demarca-se do modelo tradicional de Residência para pessoas com perturbações mentais. Vocábulos como doente, cantina e dormitório, são substituídos por residente, cozinha, sala de jantar e quarto de dormir. O enfoque é centrado na pessoa como um todo, enquanto ser idiossincrático, capaz, com potencialidades e limitações, e nas relações que se estabelecem entre todos os residentes e equipa clínica.

Casa de internamento psiquiátrco

Um modelo de internamento diferenciado

A Fundação presta apoio integrado - psicológico, psiquiátrico e psicossocial com alojamento, alimentação e apoio na organização das rotinas diárias. Desejavelmente todos os residentes têm um papel ativo na Casa de Alba, de acordo com as capacidades de funcionamento psicossocial de cada um, nomeadamente através da compra de géneros e confeção das refeições e da gestão da habitação. Com este espírito de Comunidade Terapêutica pretende-se promover a autonomia, a funcionalidade e a recuperação pessoal dos residentes. A gestão das atividades da Casa e das interações que nela ocorrem são perspetivadas como momentos únicos, catalisadores de mudança e potenciadores de qualidade de vida.

Há lugar a uma contrapartida pecuniária a cargo dos residentes ou suas famílias, embora se admita que em alguns casos seja possível obter apoio do Instituto de Segurança Social ou do Ministério da Saúde.

A nossa forma de trabalhar é sustentada por evidência científica (evidence-based practice), sendo continuamente e sistematicamente avaliada para aprender e melhorar (practice-based evidence).

Pretendemos proporcionar uma intervenção terapêutica multidisciplinar aliada a um serviço de alojamento, num ambiente que fomenta a proximidade afectiva, a individualidade, a autonomia e a segurança afectiva.

Um processo catalizador da mudança

Privilegiamos assim as dinâmicas de grupo, a participação ativa nas tarefas do dia-a-dia e o potencial terapêutico da relação humana com técnicos experientes e treinados para manter ambientes terapêuticos. Favorece-se o desenvolvimento de um ambiente seguro e contentor, onde a empatia e a ausência de juízos de valor, possibilitam a expressão e regulação graduais dos afetos e emoções.

Sobre a Fundação Romão de Sousa

A Fundação Romão de Sousa surge da necessidade e premência de contribuir com respostas integradas e eficazes para a reabilitação de pessoas com perturbações mentais graves. A maioria das pessoas que acompanhamos chegam com diagnósticos na linha das psicoses, esquizofrenias ou perturbações de personalidade. A Fundação foi instituída por escritura pública de 8 de Julho de 2009 e foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública por despacho de 30 de Junho de 2010 da Ministra da Saúde, tendo sido efetuado o registo oficioso por despacho da Subdiretora Geral da Segurança Social de 13 de Julho de 2010.

Instalações da Casa de Alba


Com todas as infraestruturas técnicas e equipamentos indispensáveis a uma vida diária, aliando o conforto e a segurança a uma intervenção terapêutica multidisciplinar.

Ver programas
terapêuticos
Pedir
informações

A equipa técnica


Equipa multidisciplinar com experiência nacional e internacional

João G. Pereira

João G. Pereira

Director Clínico

Cátia Ribeiro Alves

Cátia Ribeiro Alves

Coordenadora Técnica / Psicoterapeuta

António Paiva

António Paiva

Médico Psiquiatra

Sofia Marques

Sofia Marques

Médica Psiquiatra

Tatiana Gil Ferreira

Tatiana Gil Ferreira

Psicóloga Clínica / Psicoterapeuta

Marcelo Azeredo Rodrigo

Marcelo Azeredo Rodrigo

Psicoterapeuta

Lídia Conim

Lídia Conim

Enfermeira Especialista

Cláudia Pedro

Cláudia Pedro

Psicóloga Clínica

Pablo Daniel Vidal

Pablo Daniel Vidal

Musicoterapeuta

Jéssica Nunes

Jéssica Nunes

Psicomotricista

Diogo Janeiro

Diogo Janeiro

Assistente Social

Sofia Sateila

Sofia Sateila

Psicóloga Júnior

Programas terapêuticos da Casa de Alba


Casa de internamento psiquiátrico

Programa Residencial

O programa residencial oferece um apoio integrado - psicológico, psiquiátrico e psicosocial - em regime de alojamento com alimentação e apoio na organização das rotinas diárias.

Pedir informações Inscrever utente
Clínica psiquiátrica em Lisboa

Programa de Ambulatório

O programa de ambulatório é realizado na Casa de Alba em Estremoz e na Clínica de Lisboa e disponibiliza consultas externas de Psiquiatria, Psicologia, Psicoterapia, Serviço Social, Avaliação multidisciplinar, Arte terapia, Enfermagem entre outras.

Pedir informações Inscrição para
consulta externa

Precisa de ajuda?

Fale connosco!

A processar o seu email

loader

Pff aguarde.

Sucesso!

email ok

O seu email foi enviado com sucesso, vamos responder o mais brevemente possível.

Oops!

email error

Não foi possível enviar o seu email, pff tente outra vez.